quarta-feira, 25 de maio de 2016

NEMESIO (Vitorino) & MOURAO-FERREIRA (David).— PORTUGAL. A TERRA E OHOMEM.

NEMESIO (Vitorino) & MOURAO-FERREIRA (David).— PORTUGAL. A TERRA E O HOMEM. Antologia de textos de escritores dos séculos XIX-XX. (Edição da Fundação Calouste Gulbenkian. (Viseu. 1978-1979). 2 vols. 13,5x20 cm. 288 e XVI-400 págs. B.



Preço: € 30,00

Antologia constituída por dois volumes, o primeiro, em reedição, organizado por Vitorino Nemésio, relativa aos escritores portugueses do século XIX e XX onde pode ler-se na advertência: “(...) Vamos assim ao encontro da curiosidade do lusófilo incipiente, portador de um simples impulso de simpatia por Portugal e talvez de mera imagem criada em acasos de turismo ou num breve contacto com homens ou notícias de cá. este livro cultiva e responde a esse estímulo. Levando longos trechos de grandes escritores da nossa língua, dá através deles alguns quadros essenciais da vida portuguesa: o território, o povo, os costumes, as terras (...)”.

O segundo volume, organizado por David Mourão-Ferreira, respeitante aos escritores do século XX, abre da seguinte forma: "Esta antologia — com que a Fundação Calouste Gulbenkian vem associar-se, em 1979, às comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas — procura constituir uma continuação daquela que o saudoso Professor Vitorino Nemésio organizou em tempos para o então Instituto de Alta Cultura e cuja reedição também a Fundação Calouste Gulbenkian, no último ano, dentro do âmbito de idênticas comemorações, tratou de oportunamente patrocinar. Assim, num espírito de fidelidade a essa outra que lhe serviu de modelo, igualmente esta antologia — como se apontava no pórtico da anterior — ‘fornecer ao mesmo tempo boa literatura e temas objectivamente portugueses’; e igualmente ela pretende — através de ‘alguns quadros essenciais da vida portuguesa: o território, o povo, os costumes, as terras’ — situar o leitor no tecido vivo da língua e no âmago da vida corrente: paixões, ideias, hábitos.’ (...)”.

Alguns dos autores que percorrem as páginas dos volumes: Oliveira Martins, Alexandre Herculano, Cesário Verde, Ramalho Ortigão, Raúl Brandão, Júlio Dinis, António Nobre, Eça de Queiroz, Camilo Castelo Branco, Aquilino Ribeiro, Antero de Figueiredo, Almeida Garrett, Fialho de Almeida, Manuel Teixeira Gomes, Teixeira de Pascoaes, António Sérgio, João de Barros, Jaime Cortesão, Pedro Homem de Mello, Miguel Torga, João Araújo Correia, João Gaspar Simões, Irene Lisboa, Ferreira de Castro, Fernando Pessoa, José Gomes Ferreira, José Rodrigues Migués, Sant’Ana Dioníso, Vitorino Nemésio, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.