sábado, 22 de outubro de 2016

Antero de Quental

Antero de Quental,
Victor de Sá

Limiar, 2.ª ed., 1977, 285 pp., br.;
Preço: € 12,00
Nascido em Cambeses (Barcelos) em 14 de Outubro de 1921, Joaquim Victor Baptista Gomes de Sá teve um percurso acidentado como cidadão, pois desde muito novo se empenhou numa luta sem tréguas contra o regime salazarista, o que esteve na origem de muitas perseguições e arbitrariedades e lhe valeu sete prisões por motivos de índole política. Licenciado em Ciências Histórico/Filosóficas em 1959 pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi contudo arbitrariamente proibido de ensinar por não ser afecto à ordem vigente. Não deixou contudo de investigar e publicar, o que lhe valeu a concessão de uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, permanecendo em Paris de 1963 a 1969, onde na Sorbonne alcançou o doutoramento do “3e cycle” pela Faculdade de Letras e Ciências Humanas da Universidade parisina.
Porém o seu título académico só foi reconhecido após o 25 de Abril de 1974, o que lhe permitiu ingressar imediatamente na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, sendo logo a seguir requisitado pela Universidade do Minho para a regência de algumas disciplinas. Foi um dos professores que deu uma aula no dia primeiro da novel Universidade (17 de Dezembro de 1974), nela colaborando até 1979.
Na Faculdade de Letras do Porto viveu, porém, alguns momentos conturbados devido à reprovação em provas académicas por motivos que lhe custou a aceitar. Entre 1979 e 1981 foi deputado à Assembleia da República, sendo o primeiro eleito comunista no Norte do país. Ao longo da sua vida dedicou-se intensamente à investigação histórica, publicando inúmeros livros e artigos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.