sábado, 24 de março de 2018

«A ANGÚSTIA DO TEMPO PRESENTE E OS DEVERES DO ESPÍRITO» - 1953 - 8ºENCONTRO INTERNACIONAL DE GENEBRA

«A ANGÚSTIA DO TEMPO PRESENTE E OS DEVERES DO ESPÍRITO» - 1953 - 8º ENCONTRO INTERNACIONAL DE GENEBRA
RAYMOND DE SAUSSURE - PAUL RICOEUR - MIRCEA ELIADE ROBERT SCHUMAN - GUIDO CALOGERO - FRANÇOIS MAURIAC


(1953) 8º dos «ENCONTROS INTERNACIONAIS DE GENEBRA», Texto integral das conferências e debates`
Tradução de MÁRIO BRAGA, PUBLICAÇÕES EUROPA-AMÉRICA, Lisboa, Novembro de 1968, 464 págs., br.;
Preço: € 15,00

Nenhuma assembleia internacional, nenhum agrupamento de intelectuais, de artistas ou de pensadores veio a ter, nas décadas que se sucederam à 2ª Guerra Mundial, a projecção universal dos ENCONTROS INTERNACIONAIS DE GENEBRA, reunião magna das principais figuras das diversas escolas de pensamento e da actividade filosófica, política e social do mundo contemporâneo.
Periodicamente, reúne-se essa assembleia para discutir os mais graves problemas que nos afligem e que perturbam a vida a vida hodierna, ou porque se referem a novos aspectos de comportamento social, ou porque são ainda manifestações informes de um ´novo homem` que dia a dia se vai revelando, ou porque se situam na crista de uma problemática cada vez mais vasta e enredada em tão melindrosas implicações que só a dicussão serena e a exposição leal de pontos de vista, contrditórios que sejam, poderá esclarecer.
Encontramos neste volume, , segundo orientações extremamente diferenciadas e por vezes antagónicas, todos os momentos das discussões desenroladas em Genebra, durante as conferências que abordam o tema da angústia.
Assim, o Dr. Raymond de Saussure manteve-se fiel, na sua comunicação de psicanalista, ao papel da observação e da clínica. Paul Ricoeur tentou fixar os diversos níveis da angústia, partido do nível vital, que concerne a vida e a morte, para atingir a angústia metafísica, que recapitula todos os diferentes níveis. A esta análise existencial, lúcida e apaixonada, sucede-se a comunicação do historiador Mircea Eliade, que, com toda a autoridade da sua ciência, pôde estabelecer um curioso confronto Oriente- Ocidente, do ponto de vista debatido. Com Robert Schuman abre-se a perspectiva do homem de acção e do político e com a comunicação de Guido Cologero quase se atinge a verdadeira moral do problema. Finalmente, François Mauriac expõe, de forma comovente, os diversos ângulos de incidência da angústia humana na perspectiva cristã.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.