GRANDE ALMIRANTE DAS ESTRELAS DO SUL (O)
SIMOES MULLER (Adolfo).— O GRANDE ALMIRANTE DAS ESTRELAS DO SUL.
Pequena história de Gago Coutinho e da primeira viagem aérea ao Brasil. Ilustrações de Fernando Bento. 4ª edição. (1962). Livraria Tavares Martins. Porto. 13x16,5 cm. 222-II págs. B.
“Desta vez, é um herói vivo. (...) Gago Coutinho passeia, com a sua boina espanhola e a sua pitoresca rabugice, tanto nas ruas de Lisboa ou do Rio de Janeiro, como nas páginas inapagáveis da história. E, por isso, a sua biografia, além de tudo o que enobrece esta figura, possui um interesse especial. É que a maioria das pessoas, sobretudo a gente moça, tem a mania de atribuir aos heróis um aspecto de imaterialidade, como se eles, em vez de seres humanos, fossem personagens lendárias, criadas pela imaginação do povo ou dos escritores. Ora é bom que a mocidade se capacite de que essas figuras, no fim de contas, são pessoas como quaisquer outras (...). O que as diferencia do comum dos mortais e´, isso sim, o génio que as tocou e as faz, depois, servir a humanidade com o seu esforço abnegado e o seu talento superior (...)””
Livro inserido na bela colecção Gente Grande para Gente Pequena, dirigida por Adolfo Simões Müller, autor deste quinto volume.
Ilustrações, impressas a negro e a cores, em folhas à parte, da autoria de Fernando Bento.
€20,00 €
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.