quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Mito Cristão e os Manuscritos do Mar Morto

Mito Cristão e os Manuscritos do Mar Morto

John Marco Allegro

editora: Europa-américa

ano: 1979

estante: História Geral

Livro em brochura original, escasso, não perca,raro. Em bom estado, sinais de uso, amarelado do tempo. saiba mais ...

Sinopse: John Marco Allegro aprofunda nessa obra os dados que o longo estudo já efetuado permitiu trazer à luz sobre os Manuscritos do Mar Morto. Através deles vem toda uma nova visão da história da Igreja primitiva, numa visão mais profunda da compreensão da gênese e do conteúdo das heresias, que nos surge a iluminar pontos obscuros e a proporcionar um novo entendimento das formas nas quais acabaram por fixar o mito cistão. Uma obra instigante e polêmica. 218 páginas.



Um clássico dos estudos sobre Ateísmo, anti-clericalismo, crítica religiosa e livre pensamento...

Em 1970 o estudioso bíblico e especialista nos Manuscritos do Mar Morto, John Allegro, propôs a inexistência de Jesus Cristo.

A tese de Allegro associou a noção de um deus-homem a visões induzidas por narcóticos.

A planta alucinógena em questão era o Amanita Muscaria, o cogumelo fálico, provavelmente usado pelos primeiros cristãos e interpretado como nascido de uma virgem (i.e. sem sementes) e “Deus feito carne.”

Allegro foi submetido a fúria impiedosa e relegado ao ostracismo. Morreu em 1988.

John Allegro, 1970, O Cogumelo Sagrado e a Cruz. 1979, Os Manuscritos do Mar Morto e o Mito de Cristo. Jesus não foi mais que um cogumelo mágico e a sua vida, a interpretação alegórica de um estado alterado de consciência. Não foi preso, mas sofreu descrédito e teve sua carreira arruinada.

Allegro foi um dos acadêmicos originalmente escolhidos para traduzir os Pergaminhos do Mar Morto, escritos católicos antigos, descobertos em Qumran, próximo ao Mar Morto, na metade do século 20.

Diferentemente de seus colegas, Allegro não era comprometido com a Igreja Católica e, portanto, foi capaz de desenvolver suas próprias teorias e interpretações.

preço: 15,00 euros


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.