domingo, 7 de junho de 2020

O livro queimado. Filosofia do Talmude

O livro queimado. Filosofia do Talmude
Marc-Alain Ouaknin
O Livro Queimado

Ao lado da Bíblia - a lei escrita - o Talmud, desde o seu fechamento por volta do ano 500 da nossa era, constitui a lei oral, o ensino nunca interrompido da tradição judaica, sua memória e as raízes de sua cultura.

O Livro Queimado se desenrola em três livros: o primeiro apresenta uma introdução sistemática ao universo talmúdico, seus métodos, debates, lógica, história. A segunda, que comenta dois importantes textos de Michna e Guémara, oferece um modelo de estudo secular confrontado com reflexões filosóficas contemporâneas. O terceiro, finalmente, que dá nome à obra, questiona a figura enigmática e poderosa de um mestre hassídico, o rabino Nahman de Braslav, que, sentindo a morte chegando, destruiu um de seus escritos com fogo ... Três livros quem desperta os outros ad infinitum e faz a mesma pergunta: não devemos, em essência, "destruir" os livros para dar origem ao pensamento, para criar a renovação do significado? Para que a fidelidade às escrituras não petrifique com respeito obstinado e uma rejeição cega do tempo e da história. Porque, como diz R. Nahman de Braslav: "É proibido envelhecer".


Marc-Alain Ouaknin

Nascido em Paris em 1957, o rabino e doutor em filosofia, autor de inúmeros livros e artigos sobre o pensamento judaico, é diretor do centro de pesquisas e estudos judaicos ALEPH (Paris) e ensina filosofia e literatura comparada.

Data de publicação 1993
10.00 € 448 páginas 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.